Cada fim venta um começo – Reflexão para o inicio do ano

 

“Cada fim venta um começo” (Ruben Alves), ah, como eu amo essa frase! E há muito tempo quero escrever sobre ela, porém com a correria do dia-a-dia de compromissos e trabalhos fui adiando, mas uma de minhas metas de 2019 é voltar a me dedicar a escrita, então, vamos lá!

A primeira vez que li esta frase ela estava em uma mensagem de despedida, enviada pela psicóloga que me supervisionava no estágio o qual eu estava finalizando, pois estava me formando e órgão público não efetiva estagiário. Ler essa frase me deu o ânimo que eu precisava, lembro que meus olhos lacremejaram, afinal, era o fim de muitas coisas ao mesmo tempo: fim de ano, término de faculdade, saída do estágio amado (além de ficar desempregada e sem rumo), término de relacionamento amoroso, fim de algumas amizades e minha psicóloga estava de férias… ou seja, eu estava arrasada! Mas, após receber essa frase, a qual virou minha frase companheira e que está até hoje no status do meu whatsapp rs, eu parei para pensar em tudo o que estaria começando a partir daqueles finais… Começaria um ano novinho em folha, que embora eu estivesse iniciando sem emprego, eu estava formada, era o inicio da minha carreira! O inicio do resto da minha vida! Com isso, eu iniciei novos estudos, encarei até uma nova abordagem, que hoje amo e não me vejo trabalhando em outra mais, pude começar um trabalho maravilhoso que não imaginava fazer como faço… Conheci muitas novas pessoas e fiz novas amizades, reiniciei um tempo só meu, para curtir, aprender e fazer tudo o que mais gostava, sem me preocupar se eu teria um companheiro ou não, me dedicando a diversas outras coisas que me fazem bem, e sim, hoje com alguém ao meu lado, que não esperei, mas que retornou para que pudéssemos também iniciar a partir de um fim… e agora também, tenho uma nova psicóloga, que claro, foi muito difícil o fim com a antiga naquele turbilhão de novidades, ela também era maravilhosa, mas a mudança era necessária…

Enfim, a mensagem que fica disso tudo e que eu mais gostaria que marcasse vocês é que, o fim nunca está sozinho, sempre tem o começo de algo o acompanhando, e focar nesses inícios com certeza lhe fará muito mais feliz do que focar nos finais. Por isso, amo inícios de novos anos, aproveitem o inicio de 2019 e faça-o melhor do que o ano anterior. Faça com que ele seja tudo aquilo que você desejou, afinal quem faz o ano ser bom, feliz e produtivo é você mesmo!

 

Jaqueline Pereira Sairaiva
Psicóloga – CRP 06/137030

Clínica Ciclos
4122-1289

 

 

 

2019-01-18T16:13:31+00:00