Rotina visual para crianças

 

As rotinas visuais são muito conhecidas por serem usadas para crianças autistas se organizarem, porém, elas podem ser muito úteis para crianças típicas também, afim de promover o desenvolvimento de sua independência e autonomia infantil.

Algumas crianças podem ter dificuldade para se organizar no dia-a-dia, por ter um padrão mais ansioso, por terem uma rotina bagunçada, ou mesmo por não terem aprendido a se preparar e organizar em seus dias, acabando por depender mais dos adultos.

Vale lembrar que para crianças é importante que tenham uma rotina flexível, mas não bagunçada, pois isso dificultaria que a criança aprenda suas atividades diárias, sua ordem, se organize, siga regras e desenvolva autonomia e independência em determinadas atividades.

A rotina visual pode ser utilizada, para que a criança saiba quais atividades farão no seu dia, aprendendo a se organizar e não precisar de instruções dos adultos o tempo todo, além de que, diminui bastante a ansiedade por determinados eventos. Por exemplo, suponhamos que você combine com seu filho que irão ao cinema hoje a tarde, há grandes chances de ele perguntar várias vezes se já é a hora de irem; com o apoio da rotina, ele saberá que a hora de ir ao shopping é após o lanche da tarde e assim não precisará ficar perguntando qual é o momento certo. Outro exemplo é para a criança saber qual é o momento de fazer a lição de casa e já estar preparada para isso, ou qual é a hora de brincar no parque; além de itens de responsabilidade, como por exemplo, arrumar sua cama.

As rotinas visuais são fáceis de serem produzidas e podem ser feitas com fotos reais do dia-a-dia da criança, ou com fotos padrões, para crianças que sabem ler pode ser apenas escrita, até mesmo em uma lousa. E é possível também que sejam colocados os horários, para em paralelo ensinar a criança a entender o relógio e aprender as horas. As rotinas podem ser diárias, ou semanais, a depender do nível de compreensão da criança e distância entre os eventos.

Enfim, rotinas são proveitosas para todos se organizarem, para as crianças pode ser muito indicada às ansiosas e costumam funcionar para diminuir esta ansiedade. É importante o engajamento dos pais na utilização da rotina, pois são eles quem definirão os itens que colocaram em cada dia.

E lembre-se de procurar ajuda de um psicólogo infantil sempre que notar comportamentos os quais têm dificuldade para lidar, e embora a rotina visual ajude, ao notar ansiedade fora do comum, procure um profissional.

Jaqueline Pereira Sairaiva
Psicóloga – CRP 06/137030

Clínica Ciclos
4122-1289

 

 

 

2019-01-24T07:18:07+00:00